segunda-feira, 20 de maio de 2013

VIII Arraiá Tiduca promete agitar Cananéia este ano...





“Que rufem os tambores.... o Arraiá da Tiduca já está pra começar....” O VIII Arraiá Tiduca, organizado pelo Grupo Cultural Tiduca, de forma colaborativa, é construído por muitas mãos e já está em fase de construção!
Oficinas e apresentações culturais, show de forró, a tradicional quadrilha e muita energia positiva é que fazem o sucesso do evento. Todos em uma única sintonia, com muita música e sorrisos vão dominar todo o dia 13 de julho de 2013.

Este ano o Grupo vai homenagear a sua patronesse, Theodolina Gomes, também conhecida como Tiduca. Neta de africanos que chegaram em Cananéia na época da colonização, Tiduca é personalidade histórica do município e realizou diversos trabalhos, principalmente, nos espaços públicos e que hoje um deles leva seu nome: Praça Theodolina Gomes. Justamente na Praça em questão é que há oito anos é realizado o Arraiá Tiduca e mais tantos outros encontros culturais.

A tradicional quadrilha aguarda os casais que queriam se propor a casar e, este ano, teremos um prêmio para o casal com a roupa de quadrilha mais criativa e alegre.

Vale a pena ressaltar que o evento conta com apoio de pessoas e organizações que vestem a camisa da Tiduca, sendo elas a Prefeitura Municipal de Cananéia, através do Departamento Municipal de Cultura, Associação Desportiva e Cultural Filhos de Cananéia, Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, Associação Rede Cananéia, Programa Escola da Família, Puxirão Virtual, RHWay Consultoria Empresarial e Aldeia Tattoo.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Seguindo os passos da Bandeira do Divino...

Bandeira do Divino Cananéia

Seguindo os passos do Mestre André Pires da Romaria do Divino Espírito Santo, nessa foto a despedida e a benção do Padre Vítor Fernandes...

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tradicional Bandeira do Divino...

A Tradicional Bandeira do Divino Espírito Santo fez sua despedida e saiu para as Ilhas nesta sexta-feira, dia três de maio, às 09h00, tradicionalmente com saída da Igreja Matriz de São João Batista, acompanhada pelo clero local, fiéis e os cantadores.
A tradição da Bandeira se mantém forte na cultura caiçara, que mantém sua fé e devoção ao Divino Espírito Santo. 








Pude acompanhar a Romaria nos Bairros do Agrossolar e São Paulo Bagre, onde a tradição e a memória se  preservam nas famílias locais. Desde o recebimento da Bandeira em suas casas com a tradicional cantoria onde o Mestre faz o pedido da oferta e depois  o Senhor ou Senhora da casa oferece um café para os foliões da Bandeira. Após o café  o Senhor ou Senhora e demais devotos dão a oferta e o Mestre canta  a despedida agradecendo a todos que ajudaram.

Foto e primeira parte do texto: Paróquia São João Batista de Cananéia

Festa do Divino Espírito Santo

Festa do Divino Espírito Santo