sábado, 3 de agosto de 2013

Guapuruvu...

Uma composição para Viola Caiçara de Cananéia...




Viola Caiçara de Cananéia
Também é conhecida como viola branca, viola iguapeana, viola de fandango e ainda viola fandangueira. A viola caiçara é o principal instrumento musical do fandango caiçara e das manifestações culturais tradicionais de Cananéia, como a Reiada e a Romaria do Divino.
É construída artesanalmente, a partir da caxeta, madeira macia encontrada nas áreas alagadas da região, possuindo cor clara, por isso dado pela maioria dos violeiros o nome de viola branca e é usado para compor o corpo, o braço e a mão do instrumento. Outra madeira utilizada é a canela, para detalhes no tampo, para o rastilho, o cavalete e as cravelhas.
A viola apresenta o braço nivelado com o tampo do instrumento, contendo 10 casas e uma cravelha instalada na junção do braço com o corpo do instrumento chamada por nós de periquita. Essa corda que fica presa nesta cravelha é mais curta, funcionando como um pedal.
Possui, normalmente cinco cordas, podendo, as duas mais graves, serem duplas (ou somente uma delas) e no seu encordoamento, utiliza-se cordas de violão e viola. Sua afinação é (de cima para baixo): lá (periquita) - ré – sol – dó – mi – lá.
Essa viola é encontrada principalmente no litoral sul paulista e no litoral do Paraná, sendo considerada um instrumento típico da região. Com essas características a viola caiçara nunca foi substituída por instrumentos industriais, mantendo sua originalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário