terça-feira, 11 de maio de 2010

Exposição Fotográfica em Cananéia/SP: "Parir e nascer: do trauma ao prazer" - Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento‏

Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento 2010 é organizada pela Parto do Princípio no País e trará exposição fotográfica itinerante para Cananéia

Bianca Cruz Magdalena

A Parto do Princípio é uma rede de mulheres usuárias do sistema de saúde brasileiro, que oferece informações sobre gestação, parto e nascimento baseadas em evidências científicas e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente conta com mais de 100 voluntári@s, em 16 Estados e no Distrito Federal, na divulgação dos benefícios do parto ativo.Neste mês de maio realiza no País a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN – 2010), que é comemorada entre os dias 16 a 23 de maio, uma iniciativa desde 2004 da Alliance Francophone pour l’Accouchement Respecté (AFAR).

Este ano o tema abordado será “Parir e nascer: do trauma ao prazer” e para celebrar a SMRN 2010 a Parto do Princípio prepara uma exposição que ocorrerá simultaneamente em várias cidades com fotos de mulheres brasileiras no momento do nascimento de seus filhos, que tiveram seus desejos respeitados, transmitindo, assim, imagens positivas do parto, na intenção de descortinar este momento considerado por muitos como sofrimento, o que vem aumentando ainda mais as elevadas taxas de cesáreas realizadas no Brasil, com índices que alcançam 80% na rede privada de saúde.

Trata-se de uma oportunidade de levar ao público uma nova visão do parto como um processo fisiológico que transmite uma fonte de prazer para a mulher e sua família. A cada ano, o movimento ganha novas vozes, consolidando-se como uma manifestação expressiva de mulheres e homens que buscam resgatar o nascimento como um evento familiar, natural e marcante.

Em Cananéia a exposição fotográfica “Parir e nascer: do trauma ao prazer” acontecerá em diferentes localidades do município, atendendo também bairros continentais, como o Ariri e insulares, como no Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC), no bairro Maruja. A intenção é trazer a tona essa discussão com as mulheres e realizar um levantamento de como são realizados os nascimentos de nossas crianças.

Abaixo segue calendário do evento:

Dias
16, domingo
Programa Escola da Família da E. E. Profa Yolanda A. S. Paiva, das 10 às 17 horas.
Às 16 horas terá uma roda de conversa entre os presentes e projeção de vídeos sobre o tema.

17, seg
CRAS, das 8 às 17 horas.
Às 14h30 terá uma roda de conversa entre os presentes e projeção de vídeos, lembrando que nesta data e espaço acontece o 3° encontro do Curso de Gestantes

20, quin
Bairro Ariri, no Centro Comunitário, a partir das 10 horas, com roda de conversa com os moradores das 16 às 17 horas.
22, sábado
Bairro Maruja, no PEIC, no Centro Comunitário, a partir das 10 horas, com roda de conversa das 16 às 17 horas.

Mais informações com a organizadora Bianca C. Magdalena pelo telefone (014) 8149-7078 ou pelo email lunabianka@yahoo.com.br e também nos links:

http://partonobrasil.blogspot.com/
http://partodoprincipio.blogspot.com/
http://www.smar.info/
REALIZAÇÃO:

Blog Parto no Brasil
Parto do Princípio - Por uma nova forma de gestar, parir e nascer

APOIO:

All Tech Copy
Associação de moradores dos bairros Ariri (AMBA) e Maruja (AMOMAR)
CRAS - Cananéia
Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia e Departamento Municipal de Educação
Programa Escola da Família – E.E. Profa Yolanda Araújo Silva Paiva

Bianca C. MagdalenaCientista Social, educadora, pesquisadora na área da Antropologia, especialmente sobre o modo de vida de populações tradicionais caiçaras e coordenadora de projetos culturais, mãe de Ícaro e Rudá.