quarta-feira, 16 de março de 2016

Comemoração do Dia do Caiçara em Cananéia




No dia 15 de Março, na Escola Estadual Professora Yolanda Araújo Silva Paiva aconteceu o evento em homenagem ao Dia do Caiçara instituído pela Lei Municipal N° 1878/2007.

A escola em parceria do Departamento Municipal de Cultura, Associação de Cultura Caiçara Cananéia, fizeram uma programação especial para esse dia.

Durante o período da manhã houve no pátio da escola uma exposição com materiais produzidos em prol da cultura caiçara. Estavam expostos livros, DVDs, CDs, obras em argila, comida típica, instrumentos musicais e peças de utensílio tradicional. A programação foi marcada com o início na execução do Hino Nacional Brasileiro tocado pelo Mestre João Firmino e o fandangueiro Rodolfo Vidal.

Na sequencia houve o lançamento do DVD “As Raizes do Fandango” e a apresentação musical do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo e o Grupo Esperança. No encerramento houve uma Roda de Prosa com a participação de André Pires, Romeu Mário, Rodolfo Vidal, Joaquim Pires, Robson Leonel, Amir Oliveira e João Firmino.

A platéia com os calorosos alunos puderam apreciar um momento de aprendizado diferente, onde a tradição local se fez mais uma vez presente em suas vidas.Em nome da Associação de Cultura Caiçara Cananéia e o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo gostaríamos de agradecer a parceria com os coordenadores da Escola. Ações como esta fortalecem a memória de um povo, assim perpetuando sua tradição local.

Rodolfo Vidal tocando Rabeca Caiçara

Rodolfo Vidal tocando Rabeca Caiçara

Rodolfo Vidal e público na Escola Yolanda Araújo Silva Paiva